Equinócios e Solstícios



Os solstícios e equinócios sempre foram celebrados pelos nossos antepassados por todo o mundo, embora adaptados as culturas e religiões locais - sempre serviram para nos ajudar a conectar com o ritmo da natureza. Com os elementos sempre centrais - sendo o Sol o protagonista. Celebrando a vida e os seus ciclos - com fogo, cantos , danças, rezos, fruta, amigos e amor... da luz do sol à luz da lua, assim se comemorava o nascimento da vida durante o solstício de inverno.




Todas estas celebrações ancestrais mantiveram-se até aos nossos dias. Porém ao adaptarem-se ao longo da história as novas tendências e regimes, afastaram-se consideravelmente do seu 'contexto' e 'tempo' original. Actualmente celebramos, por exemplo o Natal e a Páscoa, sem pensar que um tem a ver com o solstício de inverno e o outro com o equinócio da primavera - que o Menino Jesus é a personificação do Sol e o Coelhinho com os seus Ovinhos representam a fertilidade na Terra.


O Solsticio de Inverno - o Nascimento do novo ciclo do Sol sob a Terra:
 Um bom momento para agradecer e deixar para trás pensamentos e conductas que já nao nos servem e outros que nos limitam. Para limpar e purificar, os nossos corações, os nossos corpos, a nossa mente. Para crear novas conductas, novos pensamentos, afirmações e acções. Para poder Renascer juntamente com o novo Sol.


Uma boa preparação ajuda a conectar ainda melhor com a energia do solstício, para tal: um trabalho de introspectiva, reflecção e meditação em conjunto com jejuns e abstinência do alcohool e das carnes;)


    ...



Agradecer, esquecer, perdoar, celebrar, partilhar, honrar, respeitar, renascer, crescer, ser, avancar, criar e brincar... com muita alegria e amor.